Sessão solene de Comemoração dos 110 anos da Linha do Vouga - troço Espinho - Oliveira de Azeméis

  • 15.11.2018

No âmbito das comemorações do 110º aniversário da Linha do Vale do Vouga, a Associação dos Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) - Arouca, Espinho, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, S. M. da Feira e Vale de Cambra - realiza, no próximo dia 23 de novembro, um  programa comemorativo que se inicia com uma Conferência que levará a debate um conjunto de temáticas relacionadas com o futuro desta ferrovia.

A melhoria da rede de acessibilidades, a promoção da coesão territorial e o fortalecimento da competitividade da região são alguns dos pontos em questão e que realçam a importância da revitalização da Linha do Vale do Vouga. De salientar que esta é uma região com um forte tecido empresarial e que em muito contribui para o PIB, para as exportações e para a globalidade da economia nacional.

Conscientes desta realidade, os autarcas destes seis Municípios defendem a valorização e rentabilização do troço Oliveira de Azeméis – Espinho, da linha do Vale do Vouga, designadamente pela sua ligação e interface com a linha do Norte e consequente ligação direta ao Porto, reivindicando o investimento necessário para a continuação do seu funcionamento com melhor serviço potenciando desta forma o equilíbrio económico e financeiro da sua exploração.

No passado, esta linha prestava um serviço regional que ligava Aveiro a Espinho, passando por Águeda, Sernada do Vouga e Oliveira de Azeméis. Presentemente, este serviço encontra-se suprimido no troço entre Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga, sendo, atualmente, o tempo de viagem entre Oliveira de Azeméis e Espinho-Vouga de uma hora.

A discussão em curso sobre o grau de execução do Ferrovia 2020, e a organização do que virá a ser o Plano Nacional de Investimentos, conjugado com os necessários esclarecimentos sobre o novo pacote de estímulo ao investimento que a EU prepara na sequência do Plano Junker, fazem desta discussão uma oportuna lembrança histórica e uma reivindicação estratégica para o desenvolvimento cabal desta sub-região.

 

A História da Linha

A Linha do Vouga, no seu primeiro troço, entre Espinho e Oliveira de Azeméis, foi inaugurada no dia 23 de novembro de 1908 pelo Rei D. Manuel II, tendo sido aberta à exploração no mês seguinte.

O troço entre Oliveira de Azeméis e Albergaria-a-Velha entrou ao serviço a 1 de abril de 1909, tendo a 8 de setembro de 1911 sido aberto o troço entre Albergaria-a-Velha e Sernada do Vouga bem como a ligação entre Aveiro e Sernada do Vouga (ex-Ramal de Aveiro), estação de onde haveria de partir uma ligação para Viseu - Linha do Vale do Vouga.

A Linha do Vouga chegou a ser considerada o mais importante investimento na região, quer do ponto de vista social quer económico, interessando diretamente a 16 concelhos. A obra enfrentou diversas dificuldades, relacionadas com as características geográficas da zona, o que obrigou à construção de uma via com um perfil bastante acidentado e sinuoso, com curvas e contracurvas cujo raio, nalguns casos, não ultrapassava os 90 metros razão que conduziu à opção pela bitola métrica e está na origem do nome pelo qual ficou também esta linha conhecida “Linha do Vale das Voltas”.

 A Linha do Vouga é o único troço de via estreita (bitola métrica) ainda em exploração. Desenvolve-se entre a estação de Espinho-Vouga e Aveiro servindo 44 estações e apeadeiros numa extensão de 96 quilómetros que atravessam 36 obras de arte (pontes e viadutos).

Atualmente, a circulação ferroviária de passageiros encontra-se suspensa entre as estações de Oliveira de Azeméis e Sernada do Vouga.

 

 

 

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